Carlos Roberto Occaso

Carlos Roberto Occaso

Carlos Roberto Occaso

Advogado e Sócio do Escritório BBMO – Bisson, Bortoloti, Moreno e Occaso – Sociedade de Advogados e lidera a área tributária do escritório.
  • (16) 3946-1930
  • occaso@bbmo.adv.br
  • Avenida Egisto Sicchieri, nº 290
    Jardim Athenas - CEP 14161-000
    Sertãozinho, SP
CURRÍCULO RESUMIDO
 
  • FORMAÇÃO

Graduado em Ciências e Matemática pela Faculdade São Luís, de Jaboticabal/SP, e em Direito pela Universidade Paulista, de Ribeirão Preto/SP.

Especialista em Economia do Setor Público pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP), São Paulo.

Mestre em Administração Tributária e Fazenda Pública pelo Instituto de Estudios Fiscales de Madrid, Espanha.
 

  • EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

Trabalhou por sete anos em instituições financeiras entre novembro de 1979 e junho de 1987, quando ingressou na Secretaria da Receita Federal do Brasil, onde trabalhou por mais de trinta anos, entre junho de 1987 e outubro de 2017.

Ocupou diversos cargos de gestão nas áreas de arrecadação e cobrança de tributos nas Delegacias da Receita Federal de Ribeirão Preto e Campinas e na Superintendência Regional da Receita Federal em São Paulo, entre junho de 1987 e fevereiro de 2001.

Atuou no julgamento administrativo de processos tributários na Delegacia da Receita Federal de Julgamento de Ribeirão Preto, entre março de 2001 e setembro de 2009, quando se transferiu para Brasília, onde exerceu a função de Assessor do Gabinete do Secretário da Receita Federal, até outubro de 2010.

Mais recentemente, entre novembro de 2010 e setembro de 2017, exerceu o cargo de Subsecretário de Arrecadação, Cobrança e Atendimento ao Contribuinte, no Gabinete da Secretaria da Receita Federal junto ao Ministério da Fazenda, em Brasília.

Atua desde 2015 como especialista de curto prazo para o Departamento de Finanças do Fundo Monetário Internacional - FMI, tendo realizado quinze missões de assistências técnicas em administração tributária em países como Guiné Bissau, Cabo Verde e Guiné Equatorial.
 

  • EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS

Na área acadêmica, atuou por muitos anos junto à Escola de Administração Fazendária – ESAF, de Brasília, formando Auditores-fiscais e Analistas-tributários da Receita Federal, além de atuar em cursos de pós-graduação em Contabilidade e Finanças, Auditoria e Planejamento Tributário em diversos cursos de MBA do Centro Universitário de Franca, São Paulo.